Espera! Quero ver outra coisa!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

'A Histoória de Edgar Sawtelle' - David Wroblewski

Comecei a lê-lo com altas expectativas e um pouco às cegas, porque não sabia muito bem do que se tratava. Mas não fiquei desiludida.  Este livro conta-nos a história de Edgar Sawtelle um rapazinho que nasceu numa quinta onde se treinavam cães. Desde pequenino aprendeu a acompanhar os pais no treino dos cães e desenvolveu um dom especial. No livro são descritas as rotinas do canil, a personalidade de cada cão em particular e por vezes viaja-se até ao passado para compreender certos factos presentes. Tudo corre bem, até que um dia ocorre uma desgraça na quinta dos Sawtelle. A partir daqui é um infortúnio atrás do outro e Edgar, com os seus 14 anos, resolve procurar a verdade e fazer justiça nem que para isso tivesse que fazer coisas de que se arrependeria para sempre.

O final, ficou um bocado aquém das expectativas. Não gostei muito porque foi confuso, muito 'rápido' e nao era nada daquilo que eu tinha imaginado.
Conclusão: Foi um livro muito agradavel de se ler embora nao tenha gostado do final..


Stephen King
"Particularmente quem gosta de cachorros vai ficar fascinado, porque o mundo canino nunca foi explorado com tanta imaginação ou sensibilidade. Porém, não se trata de um romance sobre cachorros, mas sobre o coração humano e os mistérios que nele vivem — compreendidos, mas difíceis de articular. No entanto, em Edgar Sawtelle, um garoto mudo que leva três de seus cachorros em uma desafiadora e perigosa odisseia, Wroblewski articula esses mistérios, e de forma magnífica. (...) Enquanto o lia, pensei em Hamlet (claro!... e nessa versão Ofélia é uma cadela chamada Almondine), e em Watership Down, The Night of the Hunter, A vida de Pi... Mas depois da metade deixei de lado todas as comparações e permiti que o livro fosse o que era. (...) Maravilhoso, misterioso, longo e prazeroso: leitores que escolherem A história de Edgar Sawtelle entrarão em um mundo mais rico. Invejo a viagem que farão. Eu não releio muitos livros, porque a vida é curta demais. Vou reler esse."

Beijinhos e abracinhos

3 comentários:

Tinkerbell disse...

:D tenho de o ler! apesar de ter combinado ctg pois não consegui :(...tb tenho altas expectativas acerca do livro e já tinho lido a critica do king e com o selo da oprah foram o que me levaram a querer ter este livro...

...concordo com ele" a vida é curta para reler livros!"

Maíra disse...

pois nao e que tive a mesma impressao?
toda a parte sobre os cachorros e magica.
mas o final e mto rapido, meio mal trabalhado..nao sei, ficou meio assim.

Anónimo disse...

Um final muito brusco não compreensivel com o desenrrolar de toda a ação. muitos não concordaram certamente com esse final