Toda a gente sabe que sabe que Sexta feira 13 é o dia de azar! Mas porque? Pessoalmente, nunca liguei muito a esta superstição, talvez porque o meu azar não é muito esquisito e acho que não tem um calendário ;)
O 13 é considerado o número do azar porque é um número imperfeito, irregular. Ao contrário do 12, que é o número perfeito: 12 meses no ano, 12 signos do Zodíaco, 12 apóstolos....
Presume-se que Jesus foi crucificado numa Sexta feira 13 e que na Última Ceia estavam 13 pessoas, duas das quais viriam a morrer pouco tempo depois.
Há uma lenda que diz que havia uma deusa, Friga, que foi convertida a bruxa e que a partir daí, todas as sextas reunia-se com outras 11 bruxas e o demónio para rogar pragas aos humanos..
O medo irracional do número treze chama-se Triscaidecafobia, e o medo da Sexta feira treze é Frigatriscaidecafobia..
Isto é tudo MUITO engraçado, mas para mim sexta feira é o inicio do fim de semana e, minha gente, isso não é nenhum mau agoiro... O 13, coitadinho, teve a infelicidade de ser uma fonte de conspiração....
(E agora caia da cadeira, aleijava-me no braço, ia à cozinha buscar gelo, escorregava na carpete, ia a cozinha buscar gelo para o braço e para o nariz. Não havia gelo no frigorifico, claro que não Lia, tens que ir ao congelador!, Também não havia gelo no congelador, aquilo começava tudo a inchar e eu tinha que ir para o hospital. Mas o carro não pega e não posso ir de autocarro. Volto para casa, mas esqueci-me das chaves. Fico presa cá fora, à espera que alguém chegue a casa. Esqueci-me do telemóvel em casa. Espero e desespero cá fora. Entretanto ja estou a ficar com o lábio defeituoso e com um olho inchado. O meu braço está do tamanho da minha coxa. Continuo a esperar! Finalmente chega alguém! Vou para casa, mas antes douc onta que o elvador está avariado e que tenho que ir pelas escadas e tropeço e caio. Descubro que afinal havia gelo, na gaveta do meio do congelador, ponho gelo no braço e na cara e vou me deitar, prometendo que da próxima vez que for sexta feira treze não me vou levantar da cama!)
By: Lia Silva, a não supersticiosa.