Espera! Quero ver outra coisa!

domingo, 17 de abril de 2011

A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera

Já andava para o ler há imenso tempo e nunca tinha tido oportunidade.. Há pouco tempo encontrei-o com um preço bastante do meu agrado (apesar de não ser uma edição lá muito bonita) e comecei a lê-lo. 
Não consigo dizer muitas coisas sobre este livro. Não vou contar a sinopse porque já a devem saber. É um livro que marca, sem dúvida. Essa marca é diferente de todos os outros já lidos. Parece que ocupa um lugar especial na nossa memória e quando nos tentamos lembrar da história da narrativa, não sabemos ao certo o que lembrar porque a heterogeneidade e diversidade de temas é tão grande, que não podemos resumi-lo a uma simples categoria. Faz-nos pensar e meditar sobre coisas banais, às quais nunca tínhamos atribuído grande importância (houve partes em que pousei o livro e tive que reflectir um bocado. Confesso que às vezes me assustava com essa reflexão. O mundo superficial é tão mais belo e simples do que aquele que é ponderado, esmiuçado e analisado). Contudo, existem momento demasiado maçudos (no meu parecer) que me levaram a ter enormes quebras no ritmo da leitura.

Acho que este é um livro que fornece uma interpretação diferente a cada pessoa que o lê, por isso, se quiserem partilhar um pouco da vossa opinião, soltem esses dedos!!

Sem comentários: