Espera! Quero ver outra coisa!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Para por lágrima no canto do olho

Todos nós nos emocionamos. Uns com histórias infantis, outros com poemas, outros como histórias de amor e eu com animais. Sou muito sensível em relação aos animais, especialmente com cães. São os seres mais bondosos e carinhosos do mundo, mais fiéis, mais amigos e os mais indefesos também. Dão tudo o que têm sem pedirem nada em troca. Esta é a principal razão pela qual nunca passei mais de uma semana da minha vida sem a companhia de um cão, e orgulho-me MUITO de poder dizer isso.
Mas não estou aqui para falar de mim nem das minhas histórias, Li, há uns tempos, num livro que não me recordo, uma breve referencia a uma história de um cão com o seu dono. Pois bem, fui pesquisar essa história e é a maior história de fidelidade, de amor, de ternura e verdadeira que eu conheço.

Hachiko 'encontrou' o seu dono na estação de metro. Ueno, com pena do cãozinho bebe que estava perdido, levou-o para casa onde o alimentou e acarinhou. Depressa se desenvolveu um laço muito grande entre o o cão e o dono. Todos os dias à mesma hora, Ueno, apanhava o mesmo comboio para ir trabalhar e todos os dias Hachi ia com ele até a estação. À hora de regresso do comboio, Hachi esperava pacientemente o dono, deitado no chão à frente à porta da estação, para o acompanhar até casa.

Até que houve um dia em que o dono não apareceu na porta da estação. Tinha sofrido um AVC  e nunca mais passou aquela porta. Diz-se que quando foi o seu funeral, na altura de deitar para dentro do caixão as coisas mais simbólicas e importantes de Ueno, Hachi se atirou para o caixão e recusava-se a sair de lá, querendo ficar com o seu dono para sempre. Como um amigo fiel e verdadeiro, Hachi, voltou àquela estação de comboios todos os dias, à mesma hora durante 10 anos, esperando ver o dono sair daquela porta até a fome o vencer. As pessoas que conheciam a sua história alimentavam-no e acarinhavam-no como podiam. A sua lealdade chegou a todo o sitio e quando Hachi morreu,foi declarado um dia de luto e  foi erguida uma estátua de bronze em frente à estação.

Ainda hoje , Hachi continua à espera do dono.

2 comentários:

Prazer da Leitura disse...

Passatempo no Prazer da Leitura
http://oprazerdaleitura.webnode.com.pt/

B. disse...

Já tinha ouvido esta história, mas não deixei de me emocionar novamente. E não sabia da existência de uma estátua...bem merecida por sinal! Que exemplo de lealdade...

bjinhs