Aos 15 anos, Michael Berg, apaixona-se perdidamente por Hanna, uma mulher misteriosa 21 anos mais velha que ele. O ritual era sempre o mesmo. Ele chegava, ela dava-lhe banho, tinham sexo e ele lia para ela. Ele era o Leitor dela. Mas um segredo está por detrás disto tudo e este enredo fica mais enevoado quando, subitamente, Hanna desaparece sem deixar rasto. Lidamos com o desespero e martírio do 'Miúdo', que tenta descobrir o que fez de mal e a sua tentativa de lidar com todas as recordações que traz consigo. O reencontro dá-se muitos anos mais tarde, de uma maneira não esperada.
É um livro de fácil leitura, que mistura sentimentos, julgamentos éticos, moral, instinto de sobrevivência. Conduz-nos ao conhecimento do quão egoísta é o ser humano e o que ele é capaz de fazer para guardar um segredo. Recomendo.
2 comentários:
Olá Lia!
Adorei este livro pequenino! no princípio não lhe estava a achar muita piada mas depois tornou-se num dos meus favoritos. O segredo de Hannah quando o descobri foi uma surpresa e tanto!
Bjinhos*
Vi o filme e já li excertos do livro. Impressionou-me particularmente a aprendizagem autodidacta da leitura que Hannah leva a cabo. A vontade e o amor pelas palavras sobrepõem-se à dificuldade.
É uma óptima sugestão, sem dúvida.
Enviar um comentário