Espera! Quero ver outra coisa!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Saramago e Caim



Foi em Penafiel que José Saramago apresentou o seu novo livro 'Caim' e já deu azo a controvérsia pelas declarações que o escritor fez na dita apresentação tais como 'A Bíblia é um manual de maus costumes' e que seria um livro a esconder das crianças. É claro que já andam a circular na internet várias respostas às afirmações de Saramago. Destaca-se a do padre Tolentino que pode ser ouvida aqui.

Não me posso considerar Cristã e muito menos fã de Saramago mas acredito que aqueles que se regem religiosamente pelos dizeres da Bíblia estão neste momento às voltas na sala a praguejar contra o escritor. Até é fácil de entender porque as declarações roçam o insulto 'A Bíblia é um catálogo de crueldade e do pior na natureza humana', "um manual de maus costumes" etc etc.
Para além disso o senhor também diz "Não é contra Deus que escrevo, uma vez que Ele não existe. É contra as religiões. Para que servem as religiões? Não servem para aproximar as pessoas. Nunca serviram.". Mas é verdade que elas aproximam, independentemente de quais sejam.

Mas, a opinião de cada um deve ser respeitada e por isso gostava de saber a vossa opinião sobre isto.

4 comentários:

bauny disse...

Não vou dar a minha opinião sobre Saramago para não ferir susceptibilidades... ;P

Qto ao Goodreads, força!! Aquilo primeiro é um bocado estranho mas depois 'entranha-se'!! É como se fosse a tua estante virtual, podes arruma-la como preferires. Escolhes os livros, dentro de cada titulo tens várias edições, escolhes a que tu leste ou gostarias de ler e colocas-na tua estante!!! Força!

sweet_cherry disse...

Lia!!! Gosto mt do teu blog... continua assim =) sempre que puder venho cá dar uma espreitadela. Bjo

B. disse...

Olá Lia!

Tens uns selinhos no nosso blog á tua espera :)

Bjinhs

Laelany disse...

Não acho que a Bíblia seja um manual de maus costumes. Ensina-nos tantos valores que fazem falta na nossa sociedade...como o perdão, o não julgar, o amor ao próximo, a esperança, a capacidade de acreditar e perseguir os nossos objectivos.

Mas todos somos livre de formular opiniões diferentes ;)

Tens uma chuva de selinhos à tua espera no meu blog ;)